NOTÍCIAS

8 nov

Conheça Santa Luzia

Santa Luzia – Cidade colonial com vasto e importante patrimônio histórico

A história do município originou-se com aventureiros que em busca de riquezas, descobriram Santa Luzia. Durante uma expedição em busca de ouro, um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar. A imagem foi levada para a primeira capela do arraial, tornando-se a padroeira do município.

Hoje, a histórica cidade de Santa Luzia está localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e fica bem pertinho da Capital Mineira, há apenas 23 km de distância, e também dos aeroportos  Carlos Drummond de Andrade (Pampulha) e Internacional Tancredo Neves (Confins).

O município tem população estimada em 205.666 habitantes, segundo dados do IBGE 2012 e abriga grandes indústrias e comércios. Por ser uma cidade colonial, Santa Luzia possui sua tradicional Rua Direita, além de um vasto e importante patrimônio histórico, sendo os principais a Igreja Matriz, a Casa de Cultura, o Solar da Baronesa, a Capela do Bonfim, o Muro de Pedras e o Mosteiro de Macaúbas.

Santa Luzia também é uma cidade festeira. A Feira de Gado, que acontece em setembro, por exemplo, agita o setor agropecuário da cidade. O evento atrai pessoas de toda região metropolitana, que vêm à Santa Luzia para participar do Concurso de Marcha, do Torneio Leiteiro ou mesmo curtir os diversos shows sertanejos.

Porém, é a Festa de Santa Luzia o evento mais esperado do ano. A festa religiosa tem seu ponto culminante em 13 de dezembro e atrai pessoas de todo o país, que passam pela cidade para pedir algum milagre ou agradecer a Santa Protetora da Visão. O evento é marcado por missas, procissões e muitas barracas espalhadas por toda extensão da Rua Direita e adjacentes, atraindo muitos vendedores e compradores de toda região.